Num individuo extremamente
organizado, poderíamos esperar que se pudesse representar o seu PLE pelo Desktop
do seu PC e pela barra de favoritos do seu browser, mas isso poderia não
ser suficiente. Afinal, o desktop é um espaço personalizável à medida do
seu utilizador, assim como a barra de favoritos, o que personifica a
concepção de PLE, amplamente discutida e que, apesar de alguns consensos,
apresenta também “… uma diversidade de perspectivas e enfoques que
tornam difícil chegar a uma única definição estável e que albergue toda essa
diversidade.” (Mota, 2009).
O esquema abaixo apresentado está
organizado segundo 6 perspetivas do meu processo de aprendizagem: pesquisa,
partilha, comunicação, debate, construção de artefactos e armazenamento da
informação. Cada perspetiva apresenta as ferramentas ou serviços utilizados normalmente
para cada fim específico.
REFERÊNCIAS:
Mota, José (2009). Personal
Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito. In Educação, Formação & Tecnologias,
vol.2 (2); pp. 5-21, Novembro de 2009. Disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/105/66.
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