Páginas

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Personal (Digital) Learning Environment

Na minha perspectiva, um PLE será o conjunto de todas as situações, ferramentas e serviços que um indivíduo utiliza no seu processo de aprendizagem, consciente ou inconscientemente, em contexto formal, não formal ou informal. Neste sentido, as aprendizagens ocorridas em interação social presencial ou através de livros ou outros documentos físicos, farão também parte do meu PLE. Por essa razão, preferi chamar ao que apresento abaixo, o meu Personal Digital Learning Environment.
Num individuo extremamente organizado, poderíamos esperar que se pudesse representar o seu PLE pelo Desktop do seu PC e pela barra de favoritos do seu browser, mas isso poderia não ser suficiente. Afinal, o desktop é um espaço personalizável à medida do seu utilizador, assim como a barra de favoritos, o que personifica a concepção de PLE, amplamente discutida e que, apesar de alguns consensos, apresenta também “… uma diversidade de perspectivas e enfoques que tornam difícil chegar a uma única definição estável e que albergue toda essa diversidade.” (Mota, 2009).
O esquema abaixo apresentado está organizado segundo 6 perspetivas do meu processo de aprendizagem: pesquisa, partilha, comunicação, debate, construção de artefactos e armazenamento da informação. Cada perspetiva apresenta as ferramentas ou serviços utilizados normalmente para cada fim específico.




REFERÊNCIAS:
Mota, José (2009). Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito. In Educação, Formação & Tecnologias, vol.2 (2); pp. 5-21, Novembro de 2009. Disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/105/66.

Sem comentários:

Enviar um comentário